MEDICINA  DESPORTIVA

A prática do exercício físico tem vindo a aumentar exponencialmente, havendo actualmente em Portugal cerca de 2 milhões de praticantes de exercício físico e desporto de lazer.

A Climed24 oferece cuidados de saúde diferenciados desde Agosto de 2005, e actua na área da Medicina Desportiva com uma qualidade inigualável, pela formação e experiência dos seus prestadores e pelas suas instalações e equipamento, permitindo que os atletas recuperem totalmente no mínimo espaço de tempo possível.

A Unidade de Medicina Desportiva da Climed24 é um moderno e sofisticado espaço que proporciona um acompanhamento total do lesionado, por médicos e fisioterapeutas com larga experiência no tratamento de atletas profissionais e de alta competição.

SERVIÇOS

- Exame de Avaliação Médico Desportivo

Realizamos exames médico /desportivos e avaliação física para os Atletas, nas Federações, Associações e Clubes, nas vossas ou nas nossas instalações.
Temos propostas especiais para todo o tipo de instituições, entre em contacto connosco e saiba como.

- Consulta em Medicina Desportiva

Por forma a diagnosticar o tratamento mais adequado a cada caso, é efectuada uma avaliação criteriosa do atleta, com o objectivo de identificar eventuais patalogias clínicas ou lesões associadas à práctica de exercício físico.

- Acompanhamento Médico Desportivo

Em sequência ao diagnóstico realizado no Exame Médico e a uma avaliação física inicial, deverá o atleta ser acompanhado na sua evolução nos treinos. A Climed24 têm uma equipa de profissionais adequadamente qualificados para intervir com um programa de treino direccionado a todos os atletas interessados para ajudar na orientação  e na melhoria do seu desempenho, definir um plano de alimentação e suplementação adequada a cada caso, e dar apoio em todos os tratamentos  necessários.

- Controle de Peso

De uma forma geral existe todo um cuidado no controle de peso dos atletas, que devem ter uma dieta saudável aliada a uma prática de desporto regular. Existem também necessidades especiais nos desportos de combate, pois a categoria é classificada pelo peso, pelo que, mais uma vez deverá existir um controle e aconselhamento assíduo.

- Programa Alimentar e Suplementação

Todas as informações recolhidas após a avaliação clínica e física do atleta, cálculo do seu IMC, é criado um programa para uso exclusivo do atleta, e que o auxilie na manutenção e  controle  de peso, através de uma alimentação equilibrada e se necessário uma suplementação.

 

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL :

Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de Outubro
Lei n.º 5/2007, de 16 de Janeiro
Decreto-Lei n.º 345/99, de 27 de Agosto
Lei n.º 119/99, de 11 de Agosto
Decreto-Lei n.º 385/99, de 28 de Setembro
Parecer da Procuradoria Geral da República N.º 74/2001, Publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 265, de 15-11-2001
Despacho n.º 25 357/2006, de 28-11-2006, publicado no Diário da República n.º 238, de 13-12-2006
Despacho n.º 11318/2009, de 4 de Maio de 2009

Os exames médicos constituem um instrumento imprescindível para aferir a aptidão ou inaptidão dos praticantes desportivos para o desempenho da sua prática, representando um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas, principalmente na população jovem.

Neste quadro, o exame médico-desportivo torna-se obrigatório, em todas as situações e para todos os praticantes desportivos, árbitros, juízes e cronometristas filiados ou que se pretendam filiar em federações dotadas de utilidade pública desportiva.

A realização de exames de avaliação médico-desportiva é condição necessária para que qualquer praticante desportivo, árbitro, juíz e cronometrista se possa inscrever, no início de cada época desportiva, na respectiva federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva.

- Quem é obrigado a realizar:

Os exames de avaliação médico-desportiva são obrigatórios para:
a) Praticantes desportivos inscritos no regime de alto rendimento;
b) Praticantes desportivos filiados, ou que se pretendam filiar, em federações dotadas de utilidade pública desportiva;
c) Árbitros, juízes e cronometristas filiados, ou que se pretendam filiar, em federações dotadas de utilidade pública desportiva.

- Onde deve ser realizado:

 

Pode ser realizado por qualquer médico mediante o preenchimento de impresso próprio para realização do exame. Não é exigida especialização ou uma particular qualificação médicas para a realização do exame de avaliação médico-desportiva geral, exceptuando os casos seguintes:

 

1. praticantes inscritos no regime de alto rendimento;

 

2. nos casos em que se mostre justificado o aconselhamento médico-desportivo face a contra-indicações relativamente à modalidade que pretendem praticar;

 

3.  no caso de sobreclassificação de um praticante desportivo para além do escalão imediatamente superior ao correspondente à sua idade.

 

É obrigatória a realização do exame médico-desportivo nos Centros de Medicina Desportiva de Lisboa, Coimbra e Porto aos praticantes desportivos inscritos no regime de alto rendimento (caso 1) e exames de sobreclassificação (caso 3).

 

Nos casos em que se mostre justificado o aconselhamento médico-desportivo face a contra-indicações relativamente à modalidade que pretendem praticar, os praticantes desportivos devem, em alternativa, ser direccionados por médico com formação específica.

 

  • Quando deve ser realizado:

 

O exame de avaliação médico-desportivo tem  validade anual, devendo ser realizado no momento da primeira inscrição dos agentes desportivos nas federações desportivas e ser renovado apenas no mês correspondente à data de aniversário do seu titular.

 

  • O que é preciso para o realizar:

 

Para realizar o exame de avaliação médico-desportiva é necessário dispor de um impresso próprio.

 

O impresso próprio pode ser obtido nos Centros de Medicina Desportiva de Lisboa, Coimbra e Porto ou em qualquer Direcção Regional do Instituto do Desporto de Portugal, I.P. , podendo também ser fornecidos pela Climed 24.

 

A decisão médica dos exames de avaliação médico-desportiva deve constar de impresso próprio, sob pena de ineficácia.

 

  • Perguntas frequentes:

 

1. Em que consiste o exame médico-desportivo ?

 

O exame médico-desportivo na Climed24 consiste numa avaliação médica que deve ser realizada cumprindo os pontos constantes no modelo de ficha publicada em Diário da República (D.R. n.º 238 de 13.12.2006 – 2.ª Série).

 

2. Quem pode fazer exame médico-desportivo na Climed24?

 

Atletas federados em geral, a Climed24, mediante marcação prévia, está aberto a toda a população desportiva.

 

4. Pode uma federação, clube desportivo ou outra instituição solicitar exames para todos os seus atletas?

 

A Climed24, dispõe de condições muito especiais para grupos de atletas, com exames realizados nas suas instalações ou nas nossas.

 

5. Qual a cobertura para realização dos exames nas instalações da instituição?

 

A Climed24 tem cobertura a nível nacional, nas instalações da instituição, em clínicas próprias ou conveniadas.

 

6. Quem pode recorrer às consultas de cardiologia, clínica médica, fisiatria, fisiologia do exercício ou exames complementares de diagnóstico realizados na Climed24?

 

Podem recorrer às consultas todos os atletas federados e restantes praticantes, desde que referenciados pelo médico assistente.

 

7. Se tiver mais de 35 anos, o exame médico é o mesmo?

 

Para os veteranos (idade superior a 35 anos) o protocolo de exames para além do referido no ponto 1, inclui também análises sanguíneas e electrocardiograma de esforço (Protocolo de Bruce).

 

8. Qual a periodicidade do exame médico-desportivo?

 

Deve ser anual – Despacho – 11318/2009.

 

9. Quanto tempo demora a obter o resultado de um exame médico-desportivo na Climed24?

 

Em média, e caso não haja necessidade de recorrer a outros exames complementares de diagnóstico ou pareceres de consulta de especialidade, o resultado é entregue de imediato.

 

10. Onde se podem adquirir impressos para exame médico?

 

Na Climed24, no DMD (Lisboa, Porto e Coimbra) ou nas Direcções Regionais do IDP, IP.

 

11. Como proceder às marcações dos exames,consultas ou para solicitar uma proposta para grupos?

 

Por telefone (n.º 22 940 6748), por fax (n.º 22 940 6750), pessoalmente e por correio electrónico climed24@climed24.pt.